EXTENDED DISC ®
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Gestão de Pessoas em Home Office

Antes desta pandemia, o home office já era uma realidade para milhões de brasileiros. Agora, que cada vez mais empresas estão adotando uma política flexível de local de trabalho, pesquisas indicam que 86% dos profissionais gostariam de permanecer em home office, após pandemia.

Pode ser um grande desafio liderar à distância, portanto temos que utilizar ferramentas que contribuam para uma comunicação eficaz e mantenham as pessoas produtivas, mesmo que seja remotamente, garantindo que os objetivos sejam alcançados.

O estilo de um líder, seja no presencial ou no home office, afeta, diretamente, o desempenho de seus liderados. Assim, ter autoconhecimento do próprio perfil comportamental é fundamental para se saber quando há a necessidade de ajuste de abordagens ou exploração de novas estratégias.

MAIOR EFICÁCIA NO GERENCIAMENTO REMOTO

É vital conhecer e saber usar os próprios pontos fortes comportamentais e, ao mesmo tempo, otimizar os pontos fortes dos liderados. Lembrando que, tratar as pessoas da maneira que elas preferem ser tratadas trará maior conforto e fluidez no trabalho de todos.

Como líderes, podemos facilitar as transições sabendo como cada um de nossos liderados tende a lidar com as mudanças. Existem alguns estilos que o encaram como um desafio emocionante, enquanto outros podem se sentir mais apreensivos e procurar por apoio ou orientação.

Os estilos comportamentais dos liderados podem ser amplificados pela pressão e estresse, pois não é fácil manter o foco e energia requeridos para se sair da zona de conforto. Assim sendo, a tendência é recorrer à nossa maneira mais natural de fazer as coisas, podendo ser inadequado para a situação e pessoas que estamos interagindo.

“Quanto mais consciência tivermos, menor a probabilidade de um problema, mesmo que seja o mais simples de todos, provocar comportamentos irracionais, que levem a consequências indesejáveis.”

Marshall Goldsmith – Coach & Cliente da Extended DISC®

MOTIVANDO A EQUIPE À DISTÂNCIA

A Extended DISC® pode ajudar você e sua equipe a encontrar maneiras mais motivadoras de trabalhar remotamente e, ao mesmo tempo, evitar situações que possam diminuir a produtividade.

Infográfico - Estilo Comportamental Dominância: Trabalho em Home Office | Extended DISC Brasil
Curiosidade: O Estilo D representa 13% da população brasileira

MOTIVANDO PESSOAS DO ESTILO D

As pessoas com predominância no Estilo Dominância preferem sua independência e desejam estar no controle ao fazer as coisas. Sentem maior motivação se houver um senso de competição ou desafio.

Se forem necessárias reuniões de equipe virtual, elas se sentirão motivadas se isso as ajudar a realizar suas próprias tarefas. No entanto, elas podem se sentir frustradas com bate-papos que não tenham um objetivo claro ou com ritmo muito lento.

Ao falar com pessoas do Estilo D, lembre-se de fornecer instruções breves e mensuráveis, dizendo o que elas precisam saber e deixando-as fazer isso.

Infográfico - Estilo Comportamental Influência: Trabalho em Home Office | Extended DISC Brasil
Curiosidade: O Estilo I representa 15,3% da população brasileira

MOTIVANDO PESSOAS DO ESTILO I

As pessoas com predominância no Estilo Influência tendem a se sentir mais motivadas se tiverem mais variedade e chances de interagir, mesmo que seja virtualmente. Lembre-se de dar oportunidades de compartilhar suas experiências e realizações, uma vez que preferem falar mais sobre seus dias e sentimentos, do que sobre detalhes e tarefas.

Podem se frustrar com a rotina e o controle rígido, mas recebem com entusiasmo as oportunidades de experimentar coisas novas ou fora da rotina normal, assim como ter maior liberdade para atingir as metas.

Ao falar com pessoas do Estilo I, lembre-se de manter sua comunicação escrita mais focada nos aspectos positivos, e menos nos detalhes ou fatos.

Infográfico - Estilo Comportamental eStabilidade: Trabalho em Home Office | Extended DISC Brasil
Curiosidade: O Estilo S representa 20,6% da população brasileira

MOTIVANDO PESSOAS DO ESTILO S

As pessoas com predominância no Estilo eStabilidade podem precisar de mais tranquilidade e apoio, perante situações de mudança. Tendem a sentir maior conforto se houver um senso de continuidade e orientação a longo prazo.

Precisam saber que podem se conectar com você e os membros de sua equipe para perguntar opiniões e conviver com pessoas conhecidas. É importante que você possa demonstrar um interesse genuíno e um apreço sincero pelo que fazem. Quanto mais confiam em você e em sua equipe, menos ansiedade irão sentir.

Ao falar com pessoas do Estilo S, lembre-se de responder às perguntas pacientemente e dar tempo para pensarem. Verifique se há alguma dúvida adicional, pois, quando entendem o que precisa ser feito, trabalham diligentemente.

Infográfico - Estilo Comportamental Conformidade: Trabalho em Home Office | Extended DISC Brasil
Curiosidade: O Estilo C representa 51,1% da população brasileira

MOTIVANDO PESSOAS DO ESTILO C

As pessoas com predominância no Estilo Conformidade podem se sentir mais à vontade trabalhando sozinhas, para que possam se concentrar no trabalho.

No entanto, querem instruções e informações completas para fazer as coisas. Portanto, ajude-as a começar bem, fornecendo uma direção clara e lógica. Depois de entenderem as tarefas, produzirão resultados de alta qualidade.

Podem não ser tão verbais, quanto os outros, em suas reuniões de grupo online, mas estão ouvindo, assim como nas reuniões presenciais. Assim, após a reunião, verifique se têm alguma contribuição adicional.

Ao falar com pessoas do Estilo C, lembre-se de manter o profissionalismo, mesmo que você esteja trabalhando em casa. Nas comunicações por e-mail, preste atenção às perguntas e responda de acordo.

GERENCIANDO EQUIPES HÍBRIDAS

Apesar do home office ser a tendência para nosso “novo normal”, haverá dias que os colaboradores irão se deslocar até o local físico de trabalho, havendo uma alternância, em maior ou menor escala, entre casa e escritório.

Como líder, deve-se ter a clareza de que voltar ao escritório nunca mais será a mesma coisa, pois nossa saída apressada para o home office alterou a percepção de todos sobre o local de trabalho. É importante estar preparado para essa nova realidade, ao lidar com equipes híbridas.

A comunicação é o fator chave para que todos os liderados, seja pessoalmente ou à distância, possam ser motivados e produtivos neste novo mundo do trabalho. Busque maneiras de se conectar com todos, levando em conta qual é seu estilo e entendendo como os outros preferem fazer as coisas, para que você possa continuar ajustando seu estilo de liderança e interagir de forma mais eficaz.

GUIA DE ANÁLISE PARA O TRABALHO REMOTO

A Extended DISC® fornece informações que podem lhe ajudam a fazer os ajustes necessários no nível individual, de equipe e organizacional, para atingir seus objetivos.

Nosso “Guia de Análise para o Trabalho Remoto” tem validação científica e seus resultados são comparados com os diferentes fatores-chave de sucesso e melhores formas de comunicação no trabalho remoto.

INICIE SUA JORNADA DE DESENVOLVIMENTO

Se você realizou, nos últimos 12 meses, a Análise de Perfil Comportamental Extended DISC®, o Guia de Análise para o Trabalho Remoto é GRATUITO!

Quero Receber o Meu!

 

Se você ainda não realizou a Análise de Perfil Comportamental Extended DISC®, não deixe de aproveitar essa oportunidade imperdível de desenvolvimento!

Quero Solicitar um Orçamento!

 

Entre em contato para ter mais informações sobre esta e outras aplicações e ferramentas da Extended DISC®
(11) 3167-5168 / 0800 777-5168
contato@extendeddisc.com.br
extendeddisc.com.br