FinxS_RED_Reg

A vez da liderança humanizada

Liderança é um assunto recorrente nas organizações, dada a sua relevância nos resultados dos negócios. Nos últimos anos, entretanto, o foco da discussão tem sido a revisão do papel do líder, devido à demanda crescente por uma liderança que responda, com mais eficácia e agilidade, às inúmeras transformações no ambiente corporativo. E em função dos benefícios apresentados, um dos modelos que vem despertando o interesse das empresas é a liderança humanizada.

Definindo a liderança humanizada

A liderança humanizada é um conceito de gestão que prioriza as pessoas dentro da organização. Dessa forma, as estratégias e os processos são criados para que os resultados sejam alcançados, mas respeitando as necessidades e os sentimentos dos colaboradores.

Além disso, a liderança humanizada atua de forma mais empática e inclusiva, promovendo um ambiente de trabalho em que prevalece o bem-estar, a confiança e o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, o que consequentemente produz um impacto positivo no desempenho geral.

A grande diferença, no entanto, quando comparada à liderança tradicional, está no comportamento de seus líderes, cujas habilidades mais destacadas são:

  • Possuem interesse genuíno nas pessoas, percebendo as suas necessidades e dificuldades, alinhando processos em concordância com os diferentes perfis e valorizando a participação de cada um dentro da equipe e da companhia;
  • Comunicam-se de forma aberta e honesta, com escuta ativa e sem julgamentos;
  • Impulsionam o desenvolvimento profissional e pessoal dos liderados;
  • Confiam em todos da equipe, dando-lhes autonomia para executar tarefas e tomar decisões;
  • Mantém conexão e proximidade com os liderados, mostrando-se disponíveis especialmente em momentos difíceis;
  • Agem com humildade, admitindo erros e mantém uma postura de constante aprendizado;
  • Praticam o autoconhecimento, são mais empáticos, flexíveis e trabalham para que haja um ambiente seguro e saudável na organização.

Por que incentivar a liderança humanizada nas empresas?

Como já foi dito, as empresas estão em busca de uma liderança mais adequada aos novos modos de se pensar e executar o trabalho, influenciado por tecnologias disruptivas assim como pela entrada de outras gerações no mercado. O que se tem percebido, porém, é que a liderança tradicional não apenas não tem se enquadrado às mudanças como tem contribuído com um ambiente muitas vezes conflitante, em que predominam fofocas e intrigas; falta de engajamento; ausência de inovações e queda da criatividade; falsas concordâncias; desmotivação e aumento da rotatividade de funcionários, além de aumento dos casos de burnout e doenças ligadas ao estresse.

Em contrapartida, a liderança humanizada promove um ambiente em que as pessoas se sentem seguras, ouvidas e respeitadas, portanto, motivadas a colaborar com ideias, já que sabem que não serão repreendidas, contribuindo para levar mais criatividade e inovação para as organizações. Ademais, a presença de um líder humanizado – que não se esquiva de suas responsabilidades, está sempre disposto a ouvir e aprender com as outras pessoas, age com transparência, empatia e respeito, assume erros e arrisca-se – cria uma relação de confiança com a equipe, possibilitando mais sinergia no grupo e uma cultura mais positiva e produtiva para a empresa. O que reforça a percepção de que o sucesso do líder está mais ligado à qualidade do seu relacionamento com a equipe do que com poder e hierarquia.

Mesmo que não seja uma mudança que ocorre da noite para o dia, pois estamos falando de comportamentos, as habilidades para desenvolver a liderança humanizada podem ser aprendidas. A MJF Desenvolvimento Humano oferece treinamentos, coaching de liderança e possui ferramentas que auxiliam o autoconhecimento do líder, trazendo um impacto positivo tanto na sua carreira quanto na vida pessoal.

O post A vez da liderança humanizada apareceu primeiro em Extended DISC.