EXTENDED DISC ®
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Como conversar com pessoas perfil C?

Sabe aquela pessoa que só falta responder os milésimos quando você pergunta “Que horas são?”?! Ou que relata todos os detalhes para explicar porque “A não é igual a B e vice-versa”, e que (dificilmente, mas pode acontecer) vai demonstrar que, ao invés de “incomodado”, está “enfadado” ou “constrangido”?! Que para ajudar você a encurtar o caminho para o trabalho passará todos os itinerários de ônibus ou as rotas mais rápidas possíveis?!” Ah, e quando conveniente, também corrigirá seus erros de gramática e/ou concordância, após reler seu texto pelo menos umas três vezes?!

Ou então, aquele amigo/colega cujo primeiro adjetivo que vem à cabeça é “sistemático”, ou “detalhista”, “perfeccionista”, e que dificilmente vai expor o que pensa, mas dará o seu toque de mestre no projeto se considerar que é preciso melhorá-lo.

Já conseguiu associar a descrição acima com alguém que você conhece? Se sim, você lida com uma pessoa com características predominantes do perfil de Conformidade.

Afinal…. Como se comunicar com uma pessoa de perfil C?

Eles podem ser associados aos “senhores certinhos”, extremamente disciplinados, são tímidos, agudamente lógicos – o que torna o drama emotivo uma péssima artimanha de persuasão – são precisos, só dizem algo quando têm certeza e o argumento comprobatório, demasiadamente críticos (principalmente com eles próprios), ou seja, não toleram erros considerados bobos ou mínimos, mesmo sabendo que podem ocorrer a qualquer momento. Como diz o nome, se estão em conformidade (se conformam) com o próprio espaço, com a rotina e não se sentem à vontade com surpresas, mudanças repentinas, e conflitos com certeza absoluta os deixarão profundamente desconfortáveis. Como são corteses, ouvem mais do que falam, sempre em função de complementar a informação transmitida pelo outro.

Seguem com afinco as regras impostas e certamente farão o melhor relatório que um gestor poderia solicitar, mesmo que percam um valioso tempo revisando para ajustar ou até mesmo alinhar informações complementares. Para eles, quanto mais detalhes, melhor, então não é preciso ter receio de informar o que é exatamente necessário.

Eles são um “check-list ambulante”, fazem da pontualidade o seu lema. Possuem aversão à desorganização, não vão embora e tampouco sossegarão até todas as tarefas serem concluídas. Observam bastante e saberão exatamente o que você quer dizer apenas com as suas expressões corporais. Apropriando o “meme” para o texto escrito: detalhes não passarão.


Entre em contato para ter mais informações sobre esta e outras aplicações e ferramentas da Extended DISC®
(11) 3167-5168 / 0800 777-5168
contato@extendeddisc.com.br
extendeddisc.com.br

Patrícia Gonçalves Salamon

Publicitária pela FIAM-FAAM Centro Universitário (FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas / Grupo Laureate). Atua como Consultora de Relacionamento com Clientes na Extended DISC Brasil, possui vivência em Planejamento de Comunicação, Técnicas de Apresentação, Captação, Prospecção e Atendimento ao Cliente. É qualificada em Análise Avançada de Perfil Comportamental de Pessoas e Equipes.