EXTENDED DISC ®
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Como conversar com pessoas perfil D?

Acredito fielmente que cada pessoa tem seu jeito de ser ou sua individualidade.

Sim, isso é verdade, a começar pelo nosso DNA. É certo que cada indivíduo se faz notório por uma ou mais características que ressaltam suas particularidades.

Também é certo que todos nós temos algumas características que são mais notadas e quistas do que outras, isto provém da essência, o que torna cada ser humano único e insubstituível. Todavia, há traços comportamentais que podem ser exaltados em corpos distintos. Pessoas mais autoritárias, breves em seus assuntos, que buscam sempre o resultado e não necessariamente como se chegou até ele, são pessoas com perfil predominantemente de Dominância.

Às vezes, por um erro mínimo na forma de se comunicar, estamos propensos a nos tornar desinteressantes para pessoas chave e, assim, perder oportunidades ou negócios.

Então…. Como identificar e conversar apropriadamente com alguém de perfil D?

À primeira vista, pessoas com esse perfil costumam assustar por apresentarem tamanha imponência e jeito sério, mas o que realmente ocorre é: como articulam rápido seus pensamentos, tendem a ser imediatistas, e tipicamente o “querer para ontem” é seu pedido, revestido de ordem.

A dica principal é: nunca, jamais, em hipótese alguma, “ENROLE” uma pessoa deste perfil (como eu acabei de fazer). Seja direto ao ponto e tudo fica bem. Não crie suspense, mesmo que a intenção seja a melhor possível, a pessoa desse perfil vai transparecer de forma verbal e não-verbal para que você pare de enrolar.

Convivo diariamente com pessoas que apresentam dominância como perfil predominante. São impacientes, dotadas de um humor seletivo (rumo ao sarcástico), entusiastas, visam o positivismo (tal tática comumente usada para entusiasmar a equipe), não se apegam aos detalhes mínimos (frases como: “não quero saber dessa parte” ou “menos DAÍS e afinal… como que acaba isso?”, são muito frequentes).

Então, é melhor eu encerrar este texto porque senão você, caro (a) perfil D, não vai ler até o final.

O perfil Dominância costuma ser admirado e almejado por todos os outros estilos por conta da sua capacidade de dar direção ao liderar, entretanto, é importante ressaltar que todos os perfis possuem uma forma distinta de orientar sua equipe. O que muda é a forma como essa liderança é exercida, seja de maneira autoritária, dinâmica, informal, participativa, apoiadora, planejadora, centralizadora ou visando qualidade, todos podem desenvolver as competências necessárias para liderar uma equipe de sucesso!

Perfil Dominância


Entre em contato para ter mais informações sobre esta e outras aplicações e ferramentas da Extended DISC®
(11) 3167-5168 / 0800 777-5168
contato@extendeddisc.com.br
extendeddisc.com.br

Patrícia Gonçalves Salamon

Publicitária pela FIAM-FAAM Centro Universitário (FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas / Grupo Laureate). Atua como Consultora de Relacionamento com Clientes na Extended DISC Brasil, possui vivência em Planejamento de Comunicação, Técnicas de Apresentação, Captação, Prospecção e Atendimento ao Cliente. É qualificada em Análise Avançada de Perfil Comportamental de Pessoas e Equipes.