Gestores que são capazes de reconhecer quando
seus colaboradores estão manifestando sinais de estresse, podem dar um passo
adiante para compreender quando intervir e como aliviar o estresse. Isso irá
ajudar seus colaboradores a se tornarem membros de equipe muito mais
produtivos.
Vivemos em uma sociedade que funciona em um ritmo extremamente rápido, com inúmeras interações e demandas diárias. Mesmo não sentindo estresse o tempo todo, cada um de nós se encontra em situações que possam causar estresse.
Quando nos sentimos pressionados ou
sobrecarregados, nós simplesmente não temos a mesma energia e foco para adaptar
nossos estilos comportamentais e abordagens interpessoais. Assim, buscamos agir
e pensar de forma mais natural, tendendo a permanecer em nossa zona de
conforto.
Quantidades baixas de estresse podem ser benéficas, podendo nos motivar a alcançar nossos objetivos. Contudo, muito estresse pode apresentar um impacto direto em nossa saúde, desempenho professional e felicidade. Mas, nem todas as pessoas sinalizam estresse da mesma maneira.
As ferramentas da Extended DISC são um recurso para gerenciar o estresse da sua equipe e organização, identificando quando seus colaboradores estão se sentindo estressados e como aliviá-los. Pessoas com diferentes estilos comportamentais DISC apresentam diferentes causas de estresse, e o que pode causar estresse em algumas pessoas, pode motivar outras.
Independente de qual seja seu estilo
comportamental, todos nós sentimos estresse, uma hora ou outra. Mas, o que
causa nosso estresse? Como nós manifestamos e respondemos ao estresse? Para
cada um de nós, a resposta será diferente.
Nosso estilo comportamental natural determina as causas e sinais de estresse que vivenciamos. Todo mundo responde de maneira diferente para as mesmas situações. Algumas situações podem fazer com que você se sinta desconfortável, pressionado e, consequentemente, estressado.
Porém, se tivermos maior consciência a respeito do nosso próprio estilo DISC, assim como nossas causas e sinais de estresse, é possível gerenciar a nós mesmos quando nos encontrarmos em situações estressantes.
Estilo D (Dominância) | Gerenciamento de Estresse
As causas de estresse das pessoas com predominância no Estilo D podem se encontrar em situações em que elas não possuam independência ou controle.
Situações em que não conseguem tomar decisões,
de forma independente ou quando ficam subjugados a um sistema centralizador e
hierarquizado.
Quando se sentem estressados, começam a amplificar seus pontos fortes, se tornando, essencialmente, mais próximos de quem são naturalmente.
Geralmente, pessoas do Estilo D são assertivas e diretas, porém, quando estão estressadas, começam a ficar agressivas, impacientes, autocentradas ou insensíveis.
É preciso compreender as causas de estresse para ajudar a aliviá-las. As pessoas do Estilo D querem independência e o sentimento de controle, assim fornecer opções e alternativas pode fazer com que elas resgatem esse senso de controle.
É claro que nem sempre é possível controlar todas as situações, todavia, é possível fazer pequenos ajustes para, conscientemente, melhorá-las.
Estilo I (Influência) | Gerenciamento de Estresse
Se as pessoas com predominância no Estilo I
sentem que estão perdendo sua influência ou destaque, elas ficarão estressadas.
As pessoas do Estilo I procuram por
flexibilidade e variedade, assim, caso se sintam limitadas ou presas por normas
e regras, elas se sentirão esgotadas e sobrecarregadas.
Quando se sentem pressionadas, concentram-se nos pontos fortes do seu estilo comportamental natural. Assim sendo, ficam extremamente focadas em seus relacionamentos ou se tornam muito interessadas nas opiniões dos outros.
Além disso, podem se tornar desorganizadas ou se esforçarem muito para serem aceitas, podendo ter sua sinceridade questionada pelos outros.
As pessoas do Estilo I buscam aproveitar suas interações e ter influência sobre os outros. Elas se sentirão confortáveis se tiverem a oportunidade de interagir e conhecer melhor outras pessoas. Também respondem de forma positiva ao ganhar independência e flexibilidade.
Estilo S (eStabilidade) | Gerenciamento de Estresse
As pessoas com predominância no Estilo S são
sentimentais e focadas nas pessoas, porém não costumam ser tão explícitas sobre
suas emoções.
Frente a mudanças inesperadas ou situações
pouco estruturadas, tendem a ficar estressadas. Isso só ficará aparente, quando
os sinais se manifestarem.
Quando as pessoas do Estilo S se sentem
pressionadas, elas podem se tornar extremamente cuidadosas e buscar preservar o
status quo. Elas também podem se
afastar dos outros ou se retirar de determinadas situações, podendo ser obstinadas
e resistir a tudo.
A melhor abordagem para ajudar as pessoas do Estilo S a aliviarem seu estresse é prestar bastante atenção, pois, geralmente, os sinais de estresse não são óbvios.
Desta maneira, elas buscarão sinceridade em sua ajuda, sentindo conforto e confiança em interações que sejam mais próximas e discretas.
Forneça o máximo de informação possível, para que o ambiente se torne mais seguro e estável e o estresse seja minimizado.
Estilo C (Conformidade) | Gerenciamento de Estresse
As pessoas com predominância no Estilo C podem
sentir estresse em situações em que não conseguem obter informação suficiente
ou quando não tem certeza sobre o seu papel e funções.
Preferem evitar qualquer tipo de conflito, caos
ou incerteza.
As pessoas do Estilo C manifestam seu estresse ao
questionarem tudo, se preparam para o pior ou se tornam distantes/ausentes.
Irão refutar tudo que não seja lógico e se recusarão a ir para qualquer direção, a não ser que concluam que tudo está pronto e perfeito.
A melhor forma de aliviar o estresse de uma pessoa de Estilo C é fornecer o máximo de informação possível e estabelecer instruções que sejam claras.
Relatório de Análise de Estresse Extended DISC®
Identifique o estilo comportamental de sua
equipe através das respostas ao inventário online, pois cada estilo
comportamental possui suas peculiaridades e serão relatadas, considerando o
grau de relevância de cada situação ou comportamento.
A Extended DISC® identifica 160 estilos comportamentais, personalizando as informações apresentadas em cada relatório, fornecendo um mapa de gestão e desenvolvimento para que você entenda como as pessoas pensam e agem, seja em situações naturais e confortáveis, ou em situações de pressão ou estresse.
Caso queira conhecer um modelo deste relatório, clique aqui: relatorio-de-analise-de-estresse-extended-disc
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