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Como tornar e-mails, ligações e reuniões virtuais menos frustrantes?

Você já teve aquela
troca de e-mails que vão e vêm, sem nenhuma conclusão à vista? Por que será que
a outra pessoa não consegue entender o que estamos tentando dizer?

Todos nós já tivemos experiências em que nos frustramos, chegando ao ponto de suspirar, pelo fato de não conseguirmos nos comunicar de forma eficaz.

A comunicação, quando
bem-feita, deve fluir suavemente, para que ambas as partes sintam que obtiveram
sucesso com a troca. Infelizmente, muitas interações não são fáceis! Você sabe
o que quer dizer, mas a outra pessoa não consegue compreender, e vice-versa.

A forma de nos
comunicarmos mudou, significativamente, nos últimos anos, uma vez que o
ambiente de trabalho se tornou mais descentralizado e as interações menos
presenciais, devido à grande adoção do trabalho remoto, em muitas
empresas. 

Atender o telefone ou entrar
em uma reunião virtual podem parecer algo natural para alguns de nós, mas, para
outras pessoas, isso pode exigir mais energia e, às vezes, causar ansiedade.

Quantos de nós
preferiria enviar um e-mail ao invés de fazer uma ligação? Isso pode mudar de
acordo com o modo como cada indivíduo busca se comunicar, no dia a dia, porém é
preciso garantir que haja engajamento e coerência dentro da nossa equipe para
que consigamos trabalhar de forma eficaz.

A Teoria DISC não lhe dará respostas ou regras para seguir, que irão resolver, magicamente, os seus problemas. Contudo, pode lhe dar referências, insights e informações de apoio, servindo como um lembrete para analisar uma determinada situação, considerar as preferências comportamentais do seu interlocutor e adaptar a abordagem de comunicação para melhores resultados!

Benefícios de conhecer
e aplicar a Teoria DISC

Os Estilos DISC
contribuem para compreensão sobre como tendemos fazer as coisas, incluindo o
modo como preferimos interagir com outras pessoas.

Não existe um estilo
melhor ou pior, apenas diferente. Cada estilo possui suas preferências para se
comunicar à distância, nos lembrando de que nem sempre estamos na mesma página.

Assim como nas
interações face-a-face, existem sinais não-verbais, que podem ser reconhecidos
na comunicação à distância. Podemos entender melhor as preferências de uma
pessoa, ao compreender como ela gosta de conversar com você.

Reflita: O seu interlocutor se foca mais no tom de voz, no ritmo de fala, nas palavras utilizadas, nos detalhes ao invés do panorama geral, em pessoas ou em tarefas?

Desta forma, você
consegue obter mais informações, fazendo ajustes mais eficazes e garantindo um
melhor preparo.    

Você pode estar se
focando naquilo que está lhe frustrando na interação, mas, agora, você tem uma
consciência maior sobre o que pode estar frustrando a outra pessoa.

Nós, realmente, precisamos considerar as preferências do nosso interlocutor! Além disso, quando estamos sentindo fortes emoções, como a frustração, não conseguimos nos expressar e escutar tão eficientemente como gostaríamos.

Muitas pessoas conhecem
e dominam o seu próprio Estilo DISC, porém é preciso considerar o outro lado da
conversa. A Teoria DISC também nos ajuda a identificar, com mais facilidade, o
estilo comportamental das outras pessoas, para que consigamos tomar melhores
decisões sobre como ajustar nosso estilo para tornar a comunicação ainda
melhor.

A seguir, veja como
adaptar a sua comunicação à distância de acordo com as preferências
comportamentais de cada um dos Estilos DISC, entendendo como otimizar
interações por mensagens, reuniões virtuais e ligações!

Estilo D: Dicas para otimizar a comunicação à distância

Homem branco com camisa polo vermelha sorrindo e usando o celular

Ao enviar mensagens ou
mandar e-mails, as pessoas com predominância no Estilo D preferem que você vá
direto ao ponto, assim procure manter a objetividade e o foco na ação que está
sendo discutida.

Reflita: O que você
está pedindo para elas fazerem com a informação que está sendo compartilhada?
Quais são os ganhos desejados ou resultados esperados, por trás dessa
interação?

Ao fazer ligações ou
marcar reuniões virtuais, seja breve e ágil para responder perguntas
inesperadas e implementar as medidas que foram estabelecidas, assim que a
conversa acabar.

Lembre-se de que as pessoas com predominância no Estilo D agem e decidem, prontamente, pois consideram o tempo como algo extremamente valioso! Assim, é possível que fiquem impacientes, caso o bate-papo estiver demorando muito ou desviando a atenção para outro assunto.

Estilo I: Dicas para
otimizar a comunicação à distância

Mulher branca com suéter amarelo sorrindo e usando um tablet

As pessoas com
predominância no Estilo I estão sempre procurando por novos e diferentes tipos
de interação.

Enviar um e-mail é algo
bem-vindo, mas elas podem preferir que você faça uma ligação e use o telefone
para que o bate-papo fique mais dinâmico e diverso.

Se você resolver enviar
um e-mail, não coloque muitos dados ou detalhes, pois podem se sentir
sobrecarregadas ao analisar todas as informações, podendo até se perder no meio
de todas as mensagens da sua caixa de entrada.

Lembre-se de que, em
uma comunicação escrita, há uma maior probabilidade das pessoas com
predominância no Estilo I responderem você, quando a mensagem enviada se focar
em aspectos positivos, se referir, diretamente, sobre elas mesmas e destacar
como o que está sendo expresso se relaciona com as pessoas e o fator humano.

Experimente fazer
ligações, mandar áudios ou marcar reuniões virtuais, que sejam breves. As
interações ao vivo conseguem motivar as pessoas com predominância no Estilo I
com maior facilidade, especialmente, quando elas têm oportunidades para
conversar e socializar.

Talvez este não seja o
seu jeito favorito de se comunicar com alguém, mas, ao investir o seu tempo
para criar engajamento e conexão, você terá mais chances de obter produtividade
e, consequentemente, conseguir o que você precisa.

Assim, enquanto uma
ligação por telefone ou reunião virtual podem exigir mais tempo e energia da
sua parte, é possível que, no final, você acabe alcançando seus objetivos mais
rapidamente, uma vez que as pessoas com predominância no Estilo I respondem
melhor a este tipo de abordagem.

Estilo S: Dicas para
otimizar a comunicação à distância

Mulher negra com blusa verde sorrindo e usando o celular

As pessoas com
predominância no Estilo S são mais reservadas, então tendem a ser mais formais
no contato, apreciando detalhes e instruções claras. Contudo, são orientadas
para pessoas e, assim, também são amigáveis e simpáticas.

Mesmo que vocês
conversem por telefone, elas podem querer um acompanhamento por escrito para formalizar
o que foi discutido ou encontrar um acordo que beneficie ambas as partes.

Tendem a responder
melhor quando estão em grupos com poucas pessoas ou em reuniões individuais.

Lembre-se de adequar o
seu ritmo e fazer perguntas, diretamente, dando tempo para que respondam com
calma.

Estilo C: Dicas para
otimizar a comunicação à distância

Homem negro com camisa azul listrada enviando uma mensagem pelo celular

As pessoas com
predominância no Estilo C preferem a comunicação escrita, ao invés das
interações ao vivo. Gostam de se focar na atividade em questão e ter tempo para
processar as informações compartilhadas, mantendo um tom mais formal na
conversa.

Ao enviar e-mails, certifique-se
de responder as suas perguntas com cuidado, verificando possíveis erros de
ortografia. Pode ser algo que você não considere, mas alguém de Estilo C pode responder
negativamente a e-mails que tenham pouco planejamento ou estrutura.

Ligações por telefone e
reuniões virtuais não são muito apreciadas por pessoas com predominância no
Estilo C. Contudo, se sentirão mais confortáveis se você as preparar
antecipadamente, compartilhando o que elas podem esperar da interação.

Lembre-se de diminuir o
ritmo e fornecer oportunidades para que elas consigam processar as informações
e tomar notas. Tendem a ser mais quietas e não fazem perguntas logo de uma vez.
Portanto, não se esqueça de fazer um acompanhamento e verificar se possuem
alguma dúvida ou precisam de mais informações!

Dicas para ir além na
comunicação à distância

Reserve um momento para
considerar o estilo das outras pessoas. Podemos ajudar a nós mesmos ao praticar
a identificação do Estilo DISC dos nossos interlocutores. Mas, lembre-se de não
chegar a nenhuma conclusão tão rápido! Continue refinando o seu processo de
descoberta na medida que você coleta mais informações sobre o outro.

A Teoria DISC contribui
para decisões que consigam criar melhores resultados para as suas interações! Nós
nos apoiamos nos Estilos DISC para não esquecer que as nossas preferências de
comunicação podem ser diferentes e, com alguns ajustes pontuais da nossa parte,
conseguimos diminuir as frustrações e aumentar a produtividade de todos.

Finalmente, tenha um momento para respirar. É, justamente, esta pausa que precisamos, entre cada interação, para retomar o foco e produzir o melhor resultado possível!

Quer ter um relatório
personalizado com o seu Estilo DISC?

Nossa Análise para o
Trabalho Remoto
foi projetada para colaboradores que não compartilham
regularmente o mesmo local físico de trabalho, visando ajudar os membros de uma
equipe a identificarem suas próprias preferências comportamentais, bem como
fornecer uma visão acerca da equipe como um todo, provendo informações de
suporte para que os membros façam ajustes para melhorar suas interações.

Saiba mais sobre seu estilo comportamental e como identificar os dos outros, para lidar de forma eficaz com sua equipe de trabalho à distância!

Christina Bowser trabalha na Extended DISC North America e escreveu este artigo, originalmente, em Inglês.

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