Desde 2020, as equipes virtuais emergiram como
uma condição essencial para os negócios.
Os líderes
precisaram apoiar suas equipes para se adaptarem rapidamente e permanecerem
produtivas, mesmo à distância, tornando a comunicação mais importante do que
nunca.
Realizar reuniões no escritório sempre fez parte do nosso dia de trabalho normal, mas isso mudou… Nem sempre podemos estar juntos pessoalmente.
Tais
mudanças afetaram como interagimos uns com os outros e a forma de obtermos produtividade,
uma vez que a dinâmica da equipe mudou em um mundo virtual.
As pessoas
respondem de maneira diferente a essas mudanças: Algumas podem achar a diminuição
significativa nas interações algo bastante confortável, enquanto outras podem
ficar frustradas.
Como lidar com tais reações e quais ajustes são necessários para apoiar sua equipe durante essas mudanças?
Uma Equipe Melhor em Trabalho Remoto
Sabemos que não existe uma equipe perfeita ou um líder perfeito. No entanto, os bons líderes capacitam as melhores equipes a reconhecer seus pontos fortes, enfrentar seus desafios e saber quando é melhor ajustar seus estilos pessoais, fatores que são cruciais para lidar com a transição para o trabalho remoto.
Em um
ambiente de trabalho tradicional, as equipes estão acostumadas a ter interações
face a face e estão conectadas ao compartilharem o mesmo espaço físico. Os
membros interagem espontaneamente e a comunicação verbal é acompanhada de
pistas não-verbais para esclarecer as mensagens transmitidas.
A princípio,
devemos entender que essas mudanças nas interações não são nem melhores ou
piores, mas apenas diferentes do que eram anteriormente.
Em qualquer interação, levamos em consideração nosso próprio estilo comportamental e presumimos que todos se comunicam da mesma forma que nós. Mas, é preciso lembrar que o seu estilo será diferente dos outros membros da sua equipe.
É necessário um esforço consciente e muita prática para reconhecer como os membros da nossa equipe preferem fazer as coisas, sendo que isso pode exigir ainda mais energia para se fazer remotamente.
O trabalho à distância mudou a maneira de interagir uns com os outros e algumas pessoas podem precisar de apoio para acompanhar as demandas de tais mudanças. O líder da equipe é quem dá o tom para as interações entre seus membros e quanto mais ferramentas tiver, melhor preparado estará para apoiá-los!
Seu Estilo de Liderança
Como
líderes, temos a tarefa de maximizar a produtividade e levar a equipe a atingir
as metas estabelecidas. Porém, não é possível forçar nossa equipe a trabalhar
ou sempre responder da maneira que desejamos, mesmo porque as pessoas são
diferentes e respondem diferentemente às situações e aos estímulos do ambiente.
Reconheça
que alguns membros da equipe podem precisar de mais suporte diretamente
relacionado às suas responsabilidades ou desafios em seu novo ambiente de
trabalho remoto. Diferentemente, você poderá manter alguns dos membros da sua
equipe mais independentes, pois trabalham bem sem acompanhamento de perto.
É fundamental examinar seu próprio estilo de liderança, como você prefere liderar, assim como entender como sua equipe prefere trabalhar remotamente.
Para o líder que tem conhecimento de seu estilo comportamental e de sua equipe, é possível fazer ajustes no seu estilo de comunicação para maximizar a qualidade da interação. Portanto, não há como forçá-los a se ajustar a você, mas uma coisa que está ao seu alcance é você mesmo fazer seus próprios ajustes.
Liderança Virtual do Estilo D
Seus liderados do Estilo D responderão mais positivamente se você lhes der espaço e mais independência, sendo que gostam de objetivos claros e viáveis, que consigam recompensar suas realizações individuais.
Respondem
bem a tarefas desafiadoras e oportunidades de assumir o controle. Como líder,
você pode ajudá-los a evitar tomar muitas decisões arriscadas e precisa
lembrá-los de se conectar e colaborar com sua equipe, o que em um ambiente de
trabalho remoto pode ser ainda mais desafiador.
Em reuniões virtuais, podem responder melhor se usar códigos objetivos e poucas palavras para descrever o status atual, indo direto ao ponto. Tente cuidar das tarefas com antecedência, especialmente aquelas das quais você precisa que eles participem, e então seja flexível para permitir que eles realizem várias tarefas ao mesmo tempo.
Liderança Virtual do Estilo I
Seus
liderados de Estilo I preferem o contato pessoal, tanto quanto possível, do que
a comunicação escrita.
Seja
flexível para ligar ou se conectar em reuniões virtuais e não se esqueça de estabelecer
contato amigável, como dizer “oi” e verificar como eles estão, antes
de ir ao assunto da conversa. Deixe sua porta virtual aberta para que eles se
conectem em um nível pessoal e emocional.
Considere
uma variedade de abordagens divertidas para algumas reuniões de equipe. Permita
que assumam o controle dos aspectos sociais das reuniões. Peça sua opinião
sobre como focar nos aspectos positivos e como podem ajudar a manter o
sentimento de comunidade.
Eles adoram uma variedade de contatos, então dê a eles oportunidades de se conectar com outras pessoas e interagir com os membros da equipe.
Liderança Virtual do Estilo S
Seus
liderados de Estilo S podem não verbalizar o estresse e suas grandes
preocupações. Provavelmente, se beneficiarão de seu suporte adicional frente às
mudanças, precisando de mais tempo para considerar o que está funcionando e o
que não está funcionando.
Você pode
precisar diminuir a velocidade e fornecer mais segurança para ajudá-los a
manter uma sensação de estabilidade. Eles se sentirão mais à vontade se você
responder às suas perguntas com paciência, ajudando-os a ver os aspectos
positivos e fornecer instruções claras.
Podem achar
mais difícil priorizar entre trabalho e família, sentindo um forte comprometimento
com ambos os lados, assim você pode dar um tempo para que processem as
responsabilidades profissionais, fazendo perguntas e criando um espaço para compartilharem
suas preocupações.
No entanto, pode
não ser tão fácil para eles se exporem em uma reunião virtual, então considere
uma pausa para um “café virtual” individual, pois podem precisar da sua ajuda
para falar mais e começar a agir mais rapidamente.
Como se preocupam com o bem-estar coletivo, certifique-se de reconhecer sinceramente onde o trabalho da equipe está funcionando bem e traçar um caminho claro para o sucesso de todos.
Liderança Virtual do Estilo C
Seus
liderados de Estilo C são excelentes no trabalho remoto porque preferem se
concentrar e trabalhar de forma independente.
No entanto,
podem se sentir estressados por estarem fora de sua rotina habitual e ter
distrações em casa que normalmente não teriam no trabalho, assim ajude-os a
recriar uma rotina constante, dando-lhes informações e tempo para pensar e
decidir, com instruções detalhadas.
Se houver
mudanças, eles responderão melhor se você fornecer justificativas. Delegue de
forma lógica e precisa.
Podem
preferir contatos regulares por e-mail, em vez de virtuais e chamadas
telefônicas.
Responda às suas perguntas com atenção e incentive-os a serem especialistas, assim como a compartilhar suas opiniões, especialmente quando as mesmas se concentram em suas áreas de conhecimento.
Como a Extended DISC Pode Ajudar?
Qual a diferença do trabalho remoto, além de não estar no mesmo lugar?
A
comunicação pode exigir mais esforço e precisamos encontrar novas maneiras de
melhorar a dinâmica relacional, identificando nossas preferências
comportamentais, fatores que favorecem ou não o trabalho remoto, e que tendem a
drenar nossas energias, causando desgaste e afetando a produtividade da equipe.
A chave é utilizar os resultados da Análise de Perfil Extended DISC® para entender nossas tendências comportamentais e como um ponto de partida para fazer ajustes eficazes na forma de nos comunicar e relacionar com os outros para ter mais sucesso na vida e no trabalho, seja presencial ou remoto.
Qual
é o Próximo Passo?
A Análise
para o Trabalho Remoto da Extended DISC® foi projetada para pessoas que não
compartilham regularmente o mesmo local físico de trabalho, visando ajudar os
membros da uma equipe a identificarem suas próprias preferências
comportamentais, bem como fornecer uma visão acerca da equipe como um todo,
provendo informações de suporte para que os membros façam ajustes para melhorar
suas interações.
Saiba mais sobre seu estilo comportamental e como identificar os dos outros, para lidar de forma eficaz com sua equipe de trabalho à distância!
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