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Faça do feedback 360°um aliado da sua empresa.

Não há dúvidas de que nos tornamos mais
confiantes e motivados quando sabemos que nosso trabalho está gerando bons frutos;
da mesma forma, é mais fácil fazermos adequações ou mudanças quando temos conhecimento
do que exatamente não está funcionando. Essa seria a principal função do
feedback no ambiente corporativo – uma oportunidade de alinhar expectativas e
resultados –, mas, na maioria das vezes, a forma como ele é executado faz com
que os profissionais se sintam pressionados e desconfortáveis, produzindo um
efeito contrário ao proposto, que seria o de melhorar o desempenho dos
colaboradores e da empresa.

Avaliação 360, 180 ou 90 graus?

Devido à sua importância e à dificuldade
de fazê-lo adequadamente, o feedback sempre está em pauta e é objeto de
pesquisas e estudos que visam melhorar sua eficiência. Atualmente, uma das
formas de feedback mais utilizadas nas organizações é a avaliação 360 graus,
método que consiste na autoavaliação e na avaliação de desempenho por toda a
rede de relacionamento profissional do colaborador, ou seja, conta não só com a
participação dos gestores, mas de pares, subordinados, clientes e fornecedores.
Há ainda a avaliação 180 graus, na qual o gestor avalia o subordinado, que por
sua vez avalia o gestor e faz sua autoavaliação, e a avaliação 90 graus, feita
pelo gestor diretamente com seu subordinado.

No entanto, como o feedback pode implicar
uma necessidade de mudança pessoal, seja ela de foco, atividade ou de
comportamento, ele desencadeia reações diferentes nas pessoas. Enquanto alguns
colaboradores podem se mostrar receptivos e agradecidos, outros podem se sentir
ofendidos, inseguros, hostis e desvalorizados. A verdade é que tão importante
quanto a informação é o modo como ela é passada e chega ao colaborador, que
varia de acordo com cada indivíduo, ou melhor, com cada estilo comportamental.

Para cada estilo DISC, uma forma de dar o
feedback

Estilo D – Dominância

As pessoas com predominância do estilo D têm
foco na resolução de problemas, por isso ao falar sobre o desempenho delas:

  • Seja breve e direto;
  • Procure ouvi-las e
    pergunte sobre seus objetivos e planos;
  • Mostre que confia nas habilidades
    delas;
  • Ofereça sugestões em
    vez de dar ordens;
  • Tenha em mente que
    mesmo que sejam agressivas em um primeiro momento, não significa que estejam
    rejeitando seu feedback.

Estilo I – Influência

A aprovação é importante para as pessoas
deste estilo, então procure dar o feedback da seguinte forma:  

  • Escolha um ambiente
    mais informal para conversar;
  • Permita que verbalizem
    seus pensamentos, sentimentos e ideias;
  • Pergunte sobre suas
    motivações no caso de uma mudança necessária;
  • Apresente uma visão
    positiva de tudo;
  • Antes de elas conseguirem
    ouvir o feedback, pode ser que queiram se exprimir emocionalmente.

Estilo S – Estabilidade

Quem tem a predominância no estilo S busca
a segurança e não aprecia muitas mudanças, por isso:

  • É bom explicar que certas
    mudanças tendem a aumentar a estabilidade a longo prazo;
  • Seja específico e
    ofereça exemplos concretos;
  • Disponha-se a discutir
    a questão novamente, caso elas queiram pensar mais;
  • Pergunte de que
    maneira pode tornar a mudança mais fácil;
  • Lembre-se de que é
    possível que queiram revisar o feedback com outras pessoas antes de aceitá-lo.

Estilo C – Conformidade

As pessoas deste estilo não gostam de
falta de parâmetros e temem críticas ao seu desempenho, sendo assim, ao dar o
feedback:

  • Seja específico,
    lógico e factual;
  • Certifique-se de que
    as informações estejam corretas;
  • Pergunte como elas
    pretendem fazer as mudanças necessárias e que tipo de apoio precisam;
  • Ofereça tempo para que
    elas pensem sobre o feedback;
  • Se achar que elas não
    gostaram de algo, pergunte, pois elas provavelmente não falarão.

Como tornar o feedback mais eficaz

Considerar o modo como o colaborador
recebe o feedback é fundamental não só para que ele o aceite, mas para que
esteja disposto a usar as informações para melhorar seu desempenho,
contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e crescimento da empresa. E
com a abordagem correta, certamente, as chances de sucesso na aplicação das
avaliações são maiores.

O Feedback 360° é uma combinação da
avaliação 360° com a ferramenta de estilos comportamentais da Extended DISC®, que facilita a
aplicação, a avaliação e a abordagem feita aos colaboradores da sua empresa.
Realizado de forma confidencial e mantendo as fontes anônimas, as questões
seguem um método, a fim de mostrar como o comportamento do participante é
percebido no ambiente de trabalho. Dentre os pontos que podem ser analisados
encontram-se: visão estratégica, produtividade, trabalho em equipe, só citando
alguns. Outra possibilidade oferecida é a de customizá-lo, de acordo com as
competências mais relevantes para o modelo de negócio do cliente.

O diferencial do Feedback 360°,
porém, está na personalização da entrega do feedback ao colaborador, seguindo o
seu estilo comportamental dentro dos 160 tipos de personalidades previstos na
ferramenta. Dessa forma, os gestores vão se sentir mais seguros ao abordar o
colaborador para falar sobre seu desempenho, e por sua vez, a recepção por
parte dos colaboradores será melhor. O feedback, consequentemente, tende a
cumprir a sua função de maneira mais assertiva.

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