Não há dúvidas de que nos tornamos mais
confiantes e motivados quando sabemos que nosso trabalho está gerando bons frutos;
da mesma forma, é mais fácil fazermos adequações ou mudanças quando temos conhecimento
do que exatamente não está funcionando. Essa seria a principal função do
feedback no ambiente corporativo – uma oportunidade de alinhar expectativas e
resultados –, mas, na maioria das vezes, a forma como ele é executado faz com
que os profissionais se sintam pressionados e desconfortáveis, produzindo um
efeito contrário ao proposto, que seria o de melhorar o desempenho dos
colaboradores e da empresa.
Avaliação 360, 180 ou 90 graus?
Devido à sua importância e à dificuldade
de fazê-lo adequadamente, o feedback sempre está em pauta e é objeto de
pesquisas e estudos que visam melhorar sua eficiência. Atualmente, uma das
formas de feedback mais utilizadas nas organizações é a avaliação 360 graus,
método que consiste na autoavaliação e na avaliação de desempenho por toda a
rede de relacionamento profissional do colaborador, ou seja, conta não só com a
participação dos gestores, mas de pares, subordinados, clientes e fornecedores.
Há ainda a avaliação 180 graus, na qual o gestor avalia o subordinado, que por
sua vez avalia o gestor e faz sua autoavaliação, e a avaliação 90 graus, feita
pelo gestor diretamente com seu subordinado.
No entanto, como o feedback pode implicar
uma necessidade de mudança pessoal, seja ela de foco, atividade ou de
comportamento, ele desencadeia reações diferentes nas pessoas. Enquanto alguns
colaboradores podem se mostrar receptivos e agradecidos, outros podem se sentir
ofendidos, inseguros, hostis e desvalorizados. A verdade é que tão importante
quanto a informação é o modo como ela é passada e chega ao colaborador, que
varia de acordo com cada indivíduo, ou melhor, com cada estilo comportamental.
Para cada estilo DISC, uma forma de dar o
feedback
Estilo D – Dominância
As pessoas com predominância do estilo D têm
foco na resolução de problemas, por isso ao falar sobre o desempenho delas:
- Seja breve e direto;
- Procure ouvi-las e
pergunte sobre seus objetivos e planos; - Mostre que confia nas habilidades
delas; - Ofereça sugestões em
vez de dar ordens; - Tenha em mente que
mesmo que sejam agressivas em um primeiro momento, não significa que estejam
rejeitando seu feedback.
Estilo I – Influência
A aprovação é importante para as pessoas
deste estilo, então procure dar o feedback da seguinte forma:
- Escolha um ambiente
mais informal para conversar; - Permita que verbalizem
seus pensamentos, sentimentos e ideias; - Pergunte sobre suas
motivações no caso de uma mudança necessária; - Apresente uma visão
positiva de tudo; - Antes de elas conseguirem
ouvir o feedback, pode ser que queiram se exprimir emocionalmente.
Estilo S – Estabilidade
Quem tem a predominância no estilo S busca
a segurança e não aprecia muitas mudanças, por isso:
- É bom explicar que certas
mudanças tendem a aumentar a estabilidade a longo prazo; - Seja específico e
ofereça exemplos concretos; - Disponha-se a discutir
a questão novamente, caso elas queiram pensar mais; - Pergunte de que
maneira pode tornar a mudança mais fácil; - Lembre-se de que é
possível que queiram revisar o feedback com outras pessoas antes de aceitá-lo.
Estilo C – Conformidade
As pessoas deste estilo não gostam de
falta de parâmetros e temem críticas ao seu desempenho, sendo assim, ao dar o
feedback:
- Seja específico,
lógico e factual; - Certifique-se de que
as informações estejam corretas; - Pergunte como elas
pretendem fazer as mudanças necessárias e que tipo de apoio precisam; - Ofereça tempo para que
elas pensem sobre o feedback; - Se achar que elas não
gostaram de algo, pergunte, pois elas provavelmente não falarão.
Como tornar o feedback mais eficaz
Considerar o modo como o colaborador
recebe o feedback é fundamental não só para que ele o aceite, mas para que
esteja disposto a usar as informações para melhorar seu desempenho,
contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e crescimento da empresa. E
com a abordagem correta, certamente, as chances de sucesso na aplicação das
avaliações são maiores.
O Feedback 360° é uma combinação da
avaliação 360° com a ferramenta de estilos comportamentais da Extended DISC®, que facilita a
aplicação, a avaliação e a abordagem feita aos colaboradores da sua empresa.
Realizado de forma confidencial e mantendo as fontes anônimas, as questões
seguem um método, a fim de mostrar como o comportamento do participante é
percebido no ambiente de trabalho. Dentre os pontos que podem ser analisados
encontram-se: visão estratégica, produtividade, trabalho em equipe, só citando
alguns. Outra possibilidade oferecida é a de customizá-lo, de acordo com as
competências mais relevantes para o modelo de negócio do cliente.
O diferencial do Feedback 360°,
porém, está na personalização da entrega do feedback ao colaborador, seguindo o
seu estilo comportamental dentro dos 160 tipos de personalidades previstos na
ferramenta. Dessa forma, os gestores vão se sentir mais seguros ao abordar o
colaborador para falar sobre seu desempenho, e por sua vez, a recepção por
parte dos colaboradores será melhor. O feedback, consequentemente, tende a
cumprir a sua função de maneira mais assertiva.
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