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Já sei tudo sobre os Estilos DISC!

Quando nossas opiniões equivocadas se
transformam em fortes preconceitos, isso pode acabar inibindo nossa capacidade
de interagir bem com os outros!

Essas crenças limitantes acabam
obscurecendo nosso julgamento e começamos a ver os outros de uma maneira,
excessivamente, positiva ou negativa.

O relacionamento que temos com nós
mesmos também têm precedentes, uma vez que possuímos um vínculo pessoal com o nosso
próprio estilo comportamental. No entanto, quando definimos essas preconcepções
em relação a outras pessoas, isso poderá interferir em nosso sucesso.

Como entender o comportamento natural
das pessoas?

A
Extended DISC® mede comportamentos naturais, que indicam como tendemos ou
preferimos fazer as coisas, dando um ponto de partida mais preciso para
melhorar as nossas interações.

É importante
ressaltar que nem todas as ferramentas DISC medem a mesma coisa. A Extended DISC®
se concentra, principalmente, em comportamentos, que podem ser modificados mais
facilmente.

Um
dos pontos fortes do Modelo Extended DISC® é que não possui julgamento de
valor. Não somos bons, ruins, melhores ou piores… somos simplesmente
diferentes, não nos limitando em nenhum aspecto da vida.

De
fato, todo mundo tem todos os quatro principais Estilos DISC, sendo que a Análise
de Perfil identifica os estilos que são mais confortáveis ​​ou naturais, assim
como os estilos que consomem mais energia.

Por
exemplo, se você supõe que uma pessoa precisa ter um certo estilo para ser
gerente, tal suposição se baseia no seu julgamento de valor e não no Estilo DISC.

Desta forma, separamos os equívocos mais comuns que as pessoas fazem em relação aos Estilos DISC para lhe mostrar como um determinado julgamento de valor pode influenciar a percepção que você tem sobre os outros. 

Equívocos mais comuns sobre o Estilo D

Infográfico de um homem sorrindo, com as cores branca e vermelha, que apresenta 3 equívocos comuns sobre o estilo comportamental D

As
pessoas com predominância no Estilo D são focadas em resultados e, por isso,
costumam ser consideradas
competitivas, porém não podemos
assumir de que se trata apenas de querer vencer, de qualquer forma.

Existe
um forte desejo de fazer acontecer, mas, às vezes, os resultados podem estar
mais alinhados com seus objetivos individuais, do que com os organizacionais.

Consideramos
que as pessoas de Estilo D são decisivas, mas isso não garante que as decisões
que tomam sejam as mais corretas ou as melhores. Simplesmente, demonstra que se
sentem confortáveis ​​para tomar decisões rapidamente, ainda mais se houver
algum tipo de recompensa. No entanto, essa impulsividade pode levar a más
decisões, especialmente, quando outras alternativas não forem consideradas.

Podemos
assumir que, como as pessoas de Estilo D desejam ser “grandes e responsáveis”,
elas se destacariam em posições de liderança e gestão. No entanto, ter apenas o
desejo de estar no comando, não garante que tenham as habilidades,
conhecimentos e atitudes para serem os melhores líderes.

Equívocos
mais comuns sobre o Estilo I

Infográfico de uma mulher sorrindo, com as cores branca e amarela, que apresenta 3 equívocos comuns sobre o estilo comportamental I

As
pessoas com predominância no Estilo I são mais espontâneas, naturalmente,
apresentando um jeito mais emocional e podendo tomar decisões mais impulsivas.
No entanto, isso não significa que sejam superficiais.

Sua
energia é, nitidamente, observável, fazendo com que o seu entusiasmo possa não parecer
muito genuíno, especialmente, para aqueles que não tenham a mesma orientação para
pessoas.

Enquanto muitos percebem o copo como “meio vazio” e outros como “meio cheio”, as pessoas de Estilo I percebem o copo “transbordando”, o que faz com que vivenciem fortes reações emocionais, tanto se as coisas estão maravilhosas, como quando estão indo de mal a pior.

Sua tendência de se concentrar nos aspectos positivos não significa que sejam sempre felizes. Buscam evitar exibir emoções negativas para que os outros continuem lhe vendo de uma maneira favorável.

Equívocos
mais comuns sobre o Estilo S

Infográfico de uma mulher sorrindo, com as cores branca e verde, que apresenta 3 equívocos comuns sobre o estilo comportamental S


uma tendência de se ver as pessoas com predominância no Estilo S como
descontraídas e relaxadas, mas isso não significa que não sejam competitivas.

Buscam
manter suas emoções abaixo da superfície, mas, ainda assim, possuem uma base
emocional. São, frequentemente, vistas como boas companheiras de equipe e,
certamente, serão competitivas, se isso beneficiar sua equipe.

As
pessoas de Estilo S são admiradas por sua paciência, o que, às vezes, pode nos
levar a acreditar que o seu trabalho seja fácil, visto que, dificilmente, nos
dizem “não”. Mas, isso vem com um grande “custo emocional”.

Vamos
pedindo, pedindo… e acabamos sacando da sua “conta emocional”, que, embora
possa parecer ilimitada, ficará, em algum momento, completamente esgotada.

Quando
este limite emocional é alcançado, as pessoas de Estilo S tendem a se fechar completamente,
sendo que você pode nem estar ciente de que alcançou tal limite, até que seja
tarde demais!

As
pessoas de Estilo S parecem demorar mais para tomar decisões e, geralmente, sentem-se
desconfortáveis, ​​se são forçadas a fazer uma escolha sob pressão ou sem
informações de apoio.

Se
fôssemos ver o mundo pelos olhos de alguém de Estilo S, perceberíamos que levam
em consideração o impacto da sua decisão nas pessoas ao seu redor. Em essência,
o tempo que gastam não é, necessariamente, devido a sua incapacidade de
decidir, mas por quererem que a decisão tomada seja um consenso que beneficie
todas as partes envolvidas.

Equívocos
mais comuns sobre o Estilo C

Infográfico de um homem sorrindo, com as cores branca e azul, que apresenta 3 equívocos comuns sobre o estilo comportamental C

De
todos os estilos, são as pessoas com predominância no Estilo C que nos vêm à
mente, quando pensamos em alguém analítico, reservado e focado em dados e
detalhes. Porém, isso não as torna mais inteligentes, isto é, a inteligência
não se correlaciona, diretamente, com a facilidade para análise.

As
pessoas de Estilo C costumam ser consideradas como tímidas por preferirem não
se envolver em debates acalorados, sendo menos propensas a manifestar suas
opiniões e preferindo permanecer na posição de ouvintes. No entanto, isso não
significa que não falem. De fato, podem ser extremamente falantes,
especialmente, se a discussão for sobre um assunto no qual tenham grande
conhecimento ou interesse.

Frequentemente,
são vistas como frias e reservadas, porque as suas emoções e energias tendem a
permanecer abaixo da superfície. Embora possam não expressar emoções
prontamente, isso não significa que não sejam emocionais. Sentem emoções como
qualquer outra pessoa, mas podem não demonstrar tão abertamente como os outros
estilos comportamentais.

Como
minimizar tais equívocos?

Muitas
vezes, é mais fácil recorrer a nossas suposições pré-concebidas sobre outros
estilos. Podemos reagir mais rapidamente e isso exige menos energia, mas também
pode nos trazer problemas e prejudicar nossa capacidade de interagir com
sucesso.

O
autoconhecimento nos oferece a oportunidade de entender como nosso estilo
comportamental afeta a nossa visão e tendência de julgar e atribuir
características para os outros.

Precisamos
avaliar e validar, continuamente, nossas crenças atuais para impedir que elas
se transformem em conceitos errôneos.

Podemos
minimizar os equívocos, mantendo a consciência sobre o nosso próprio estilo
comportamental, identificando, ativamente, o estilo de outras pessoas e fazendo
ajustes mais eficazes para ter interações bem-sucedidas.

Busque
seu autoconhecimento, entenda e aceite quem você é, mas também aceite os outros
e entenda os benefícios que isso pode trazer para sua vida e trabalho.

Descubra
e entenda como apreciar e alavancar seus próprios pontos fortes, assim como dos
outros, para obter mais sucesso na vida pessoal e profissional.

Você
tem interesse em obter mais sucesso?

A Extended DISC® apoia seu processo de autoconhecimento, através do Meu Guia de Autoconhecimento, que, como um mapa, fornece referências valiosas para você conhecer o seu estilo comportamental, detalhadamente!

Você também consegue aprender como identificar o estilo de outras pessoas, aprofundando o entendimento do que lhe é natural ou não, em termos de comunicação, tomada de decisão e trabalho em equipe.

Além disso, apresentamos um plano de mudança comportamental, proporcionando oportunidades contínuas para você se tornar a melhor versão de si mesmo!

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