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O onboarding certo para cada perfil comportamental

Criar um ambiente de boas-vindas ajustado às expectativas do novo contratado parece ser algo complicado, mas tal esforço pode ser a diferença entre reter um talento ou vê-lo partir. Continue lendo.

Independentemente do tamanho da empresa, o processo de integração de funcionários é fundamental para garantir que as novas contratações sejam bem-sucedidas. De acordo com estatísticas divulgadas pelo site de carreira e empregos Zippia*, funcionários têm 69% mais chances de permanecer na companhia por pelo menos três anos se passarem por um bom programa de onboarding.

O mesmo levantamento mostrou ainda que dentre os recém-admitidos que se demitem nos seis primeiros meses, 44% são devido a uma má experiência na integração, sendo 23% relacionadas à falta de diretrizes claras sobre suas responsabilidades e 21%, a um treinamento deficitário.

Por outro lado, empresas com sólidos processos de onboarding tiveram um aumento de 82% na retenção de novos contratados e melhoraram a produtividade em 70%.

O que significa um bom onboarding?

Diferentemente do que muitas organizações praticam, o processo de integração de um novo funcionário não se resume ao preenchimento de documentos, aviso de procedimentos e apresentação aos demais colaboradores.

O onboarding tem como principais metas engajar o novo colaborador na cultura da empresa, deixar claro o papel dele dentro da organização e o mais importante: dar a ele as informações e ferramentas necessárias, assim como ajudá-lo a construir relações no ambiente de trabalho, que o farão desempenhar bem sua função na empresa.

Investir em um bom processo de onboarding significa, portanto, evitar retrabalho e custos de tempo e dinheiro com constantes contratações, mas mais do que isso, fazer com que a empresa se torne um ambiente de engajamento, produtividade e satisfação onde todos desejam trabalhar.

Um processo de integração sob medida

Cada novo integrante na companhia traz consigo experiências, anseios e qualidades distintas. Considerá-las pode ser uma vantagem na criação de um onboarding mais efetivo, fazendo com que o colaborador se sinta desde o início apoiado e motivado, contribuindo dessa forma para trazer mais dinamismo à equipe e comprometimento com os objetivos da empresa.

O que motiva ou desmotiva o novo contratado? Como ele toma decisões ou lida diante de situações estressantes? De que forma ele se relaciona com outras pessoas? Será que ele prefere uma abordagem mais direta na comunicação? Tais informações ajudam o empregador a traçar um plano de onboarding mais personalizado, com um treinamento direcionado e consequentemente mais eficaz.

Por meio de ferramentas de assessment, as empresas têm conseguido mapear os perfis comportamentais com o intuito de tomar melhores decisões, incluindo a fase de onboarding de seus colaboradores. A Extended DISC®, pertencente à companhia finlandesa de mesmo nome, é uma das ferramentas mais reconhecidas do mercado. Seu diferencial são os resultados mais precisos, já que trabalha dentro de um espectro maior, com 160 perfis comportamentais, baseados nos quatro tipos principais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Para exemplificar, apresentamos, de maneira geral, as preferências quanto ao onboarding para cada um dos estilos comportamentais:

Dominância – Os indivíduos com predominância neste estilo comportamental preferem uma abordagem mais direta, orientada para a ação. Permitir que se expressem pode ser bastante oportuno.

Influência – Quem tem este perfil gosta de trabalhar em equipe, logo, oferecer oportunidades para trabalharem com outras pessoas pode fazer com que se sintam engajados e motivados rapidamente.

Estabilidade –  Precisam de mais segurança e apoio durante o processo de integração, por isso criar um ambiente acolhedor e deixar uma pessoa como apoio pode trazer bons resultados. Além disso, possuem um ritmo mais lento para criar relacionamentos.

Conformidade –  Apreciam uma descrição detalhada do trabalho, assim como uma definição clara de objetivos e metas a serem alcançados. Outra característica marcante deste estilo é que trabalham bem individualmente.

Compreender as pessoas é crucial para construir boas e eficientes relações no ambiente corporativo. Sendo assim, adequar a forma de se comunicar e de agir conforme o estilo do colaborador pode levar a interações mais produtivas e satisfatórias no ambiente de trabalho, desde o momento em que ele entra na empresa.

* Zippia. 17 incredible onboarding statistics [2023]: HR trends in hiring, training and retention. Mazur, Caitlin. Publicado em 26 de fevereiro de 2023.

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