FinxS_RED_Reg

Por que trabalhar com propósito faz tanta diferença?

Por que trabalhar com propósito faz tanta diferença?

 

Pessoas que veem um propósito em seu trabalho são mais produtivas. Esse já seria um ponto importante, mas existem outros.

Continue lendo.

Bem-estar, felicidade, satisfação pessoal e propósito até pouco tempo não faziam parte das premissas existentes no ambiente corporativo. No entanto, nos últimos anos as organizações têm percebido como elas interferem não só no desempenho profissional, com ganhos em produtividade e qualidade, mas ajudam a diminuir problemas de saúde, melhoram o engajamento e contribuem para a permanência dos colaboradores na empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto McKinsey no segundo semestre de 2020*, aqueles cujo trabalho seguia um propósito obtinham melhores resultados tanto na vida pessoal quanto profissional, com diferenças significativas principalmente quanto à satisfação, às conquistas e à conexão com o trabalho.

Outra constatação feita pela mesma pesquisa foi a de que 70% dos entrevistados definiam largamente o propósito pelo trabalho. Só que, de maneira geral, 62% responderam que poderiam obter mais propósito de seu trabalho, ou seja, não se sentiam totalmente satisfeitos e apresentavam ainda redução nos níveis de engajamento e energia em comparação àqueles que afirmaram ter um propósito. Como resultados negativos no trabalho e na vida dos funcionários se traduzem em resultados negativos para o negócio, as empresas têm voltado sua atenção não só para o seu próprio propósito como para o de seus colaboradores também.

Do que se trata o propósito no trabalho?

Recentemente, principalmente após o surgimento da pandemia, as pessoas têm percebido que sucesso e ganhos financeiros não são suficientes para manter a satisfação no trabalho. É preciso algo com um significado maior – um propósito – que está ligado àquilo que realmente faz sentido na vida de uma pessoa, geralmente com uma abrangência e uma longevidade maior.

Quando não vemos sentido no trabalho que estamos realizando, a chance de termos uma sensação de vazio, incompletude e infelicidade aumenta. O contrário também ocorre, quando encontramos um propósito nos tornamos mais resilientes psicologicamente, o que por consequência nos faz enfrentar os desafios da vida com mais força de vontade, esperança e determinação.

Em seu livro Em busca de sentido, Viktor E. Frankl, o psicólogo fundador da Logoterapia, relatou as atrocidades vividas por ele e outros prisioneiros judeus nos campos de concentração. Foi lá que ele, observando e entrevistando seus companheiros de confinamento, percebeu que o que fazia com que muitos não desistissem se jogando contra uma cerca elétrica era um “para que viver” ou “para quem viver” – um projeto pessoal/social ou alguém que estivesse esperando do outro lado dos muros –, que Frankl deu o nome de sentido.

Na verdade, o propósito varia de pessoa a pessoa, sendo influenciado pelos valores, crenças, objetivos e modo de vida que cada um possui. O propósito pode se relacionar a uma questão social, mas também a questões mais particulares como autodesenvolvimento ou até mesmo uma conquista material. Entretanto, muitas vezes o difícil é encontrá-lo.

Como encontrar o seu propósito?

Encontrar o propósito está intimamente relacionado com autoconhecimento. O problema é que absorvidas por seus afazeres cotidianos as pessoas não olham para dentro de si, portanto não percebem que estão frustradas ou desmotivadas porque seguem fazendo algo que não faz sentido para elas.

Ajudar os seus colaboradores a encontrar o propósito em seu trabalho tem feito parte dos programas das empresas, seja por meio de feedbacks – mostrando como o que eles fazem colabora com a empresa, os clientes e a sociedade – ou com coaching e demais métodos que promovem o autoconhecimento.

Nesse sentido, a Extended DISC® pode auxiliar você ou os colaboradores da sua empresa a encontrarem seu propósito. Por meio da análise de perfil comportamental, a ferramenta traça o perfil de forma rápida e precisa, identificando os pontos fortes e a desenvolver, áreas de interesse, motivação, estilo de comunicação e de tomada de decisão, assim como outras características comportamentais inconscientes para o autoconhecimento.

Seguir o propósito não significa mudar de profissão ou de empresa, mas conhecer melhor o papel que cada um tem na organização e no mundo, para que seja possível ajustar o percurso de forma a dar sentido ao que está sendo feito e melhorar o ambiente de trabalho e a vida em si.

* McKinsey & Company. “Help your employees find purpose or watch them leave”, 5/4/2021. Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/people-and-organizational-performance/our-insights/help-your-employees-find-purpose-or-watch-them-leave

O post Por que trabalhar com propósito faz tanta diferença? apareceu primeiro em Extended DISC.